Seja água, meu amigo. Seja água. Assim dizem as legendas de uma das entrevistas de Bruce Lee numa tradução de “Be water, my friend. Be water.” O ator repetia ali um de seus monólogos de um antigo roteiro de televisão. Mas o verbo “to be” também pode significar “estar”. Estar…

Motor à explosão

No início da década de 1940, numa sala no Hospital Psiquiátrico Pedro II, Abraham aguarda pacientemente. Um relógio de pêndulo giratório sobre a mesa marca sonoramente cada segundo de sua espera. A mesa de madeira possuem veios que o faz lembrar dos gráficos dos cursos de física…

Observe as nuvens no céu. Escolha uma delas e acompanhe-a em sua trajetória. Ela está em constante transformação. É difícil dizer quando ela nasceu exatamente, mas em algum momento, ela volta a ser água. Assim são as pessoas. É preciso abandonar estas ideias ocidentais de nascimento e morte. Tudo está…

Na floresta, o monge cortava bambus com seu sabre quando ouviu um ruído peculiar. Quando olhou para trás, tomou um susto com a criatura que estava ali. Muitas vezes havia escutado histórias sobre o monstro habitante daquela região, mas pensou se tratar apenas de uma lenda. Vivia ali há milhares…

Quando a nova diretora do centro cultural lhe ligou dizendo que enviasse o projeto novamente, Dunga não pensou duas vezes. Ele teria apenas dois meses para fazer uma exposição diferente das demais, com sutis críticas ao governo Apocalipse Now. Começou vários trabalhos do zero e até reaproveitou pinturas antigas. …

Leo Ayres

Sou artista visual e escrevo contos baseado em exposições.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store